PROPOSTA DO KIT ÁFRICA
I- A LEI:
Em janeiro de 2003, a Lei 10.639 alterou a Lei 9.394 de dezembro de 1996 que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Passou a ser obrigatório no currículo oficial da rede de ensino a inclusão da temática “História da África e da Cultura Afro-Brasileira.” Esta exigência estende-se aos estabelecimentos públicos e particulares de ensino fundamental e médio.
A Lei diz que o conteúdo programático deve incluir o estudo da História da África e dos africanos. Enfoca que a história e a cultura afro-brasileira devem ser ministradas no âmbito de todo currículo escolar.
O Artigo 79-B da Lei inclui no calendário escolar o dia 20 de novembro, como o dia Nacional de Consciência Negra.
II ASPECTOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS DO PROGRAMA ÁFRICA:
O Programa África foi concebido especificamente para contribuir com o professor, na sua atuação em sala de aula, para que ele possa cumprir com a nova exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
O Programa África é uma série de seis vídeos, com duração aproximada de 20 minutos cada vídeo. Ao todo são somados por volta de duas horas e meia de produção áudio-visual.
O Programa tem o formato de revista eletrônica. O formato do Programa África foi pensado para liberar a energia do professor em criar oportunidades mais favoráveis para o exercício de suas atividades.
Tomando por base um único exemplo. No Programa África o professor tem bases históricas do resgate do Egito como um país africano. Esta simples informação abre um leque de possibilidades de contribuição para com as disciplinas. No campo da matemática são infindáveis as contribuições egípcias, quer seja na aritmética, frações, sistema de numeração decimal, entre muitas outras coisas.
O Programa África foi pensado para que a temática, “África”, esteja presente nas disciplinas de Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências, Educação Física, Artes e Matemática.
III- COMPOSIÇÃO DO KIT ÁFRICA:
Este material áudio-visual foi produzido com o intuito de aumentar o conhecimento dos professores e alunos, aliado com a enorme redução de tempo e de custo para os educadores.
O Kit - África é composto por:
• - Dois DVDs com 2h 30 minutos de produção áudio visual;
• - Uma Revista Guia dos Episódios do Programa África;
• - Uma pasta em nylon para facilitar ao professor no uso, transporte e acomodação do material.
IV- PRODUÇÃO DO MATERIAL:
O Programa África tem como produtor executivo o Professor Edilson Marques da Silva Miranda, docente da UNESP – Universidade Estadual Paulista, Campus de Bauru – SP. Produzido pela TBR Produções, da cidade de Bauru-SP. Comercializado pela Editora 3 Anas.
V- APRESENTADORA DO PROGRAMA ÁFRICA:
O Programa África tem como apresentadora a simpática atriz afro-descendente Cintya Raquel, a personagem Biba do programa “Castelo Ratimbum.”
VI- ASSISTA AO VÍDEO DE APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA:
O vídeo de apresentação do programa África mostra ao professor algumas possibilidades de uso deste material como apoio didático pedagógico das disciplinas do ensino fundamental e médio.
VII- ASSISTA AO CLIP DO PROGRAMA ÁFRICA
VIII- ITERAÇÃO COM OS PROFESSORES NAS REDES SOCIAIS:
O endereço eletrônico WWW.KITAFRICA.BLOGSPOT.COM foi pensado como um espaço de interação entre os educadores. .É um espaço virtual interativo onde o professor de ensino fundamental e médio pode postar sua experiência em sala de aula no tocante a inserção da temática “África” dentro do conteúdo específico de sua disciplina. Esta ação tem um objetivo estratégico. A meta é que a experiência de um professor possa inspirar outros educadores nos diferentes pontos do país, que ainda encontram dificuldades de inserir no conteúdo programático de sua disciplina a temática da história da África e da cultura afro-brasileira, exigida pela Lei 10.639/2003.
Os educadores ainda podem interagir com o Programa África nas Redes Sociais por meio do http://twitter.com/kitafrica
Outra forma de interação é através do www.facebock.com/kitafrica
Contatos podem ser feitos também pelo e-mail: kitafrica@hotmail.com
Prof. Edilson Marques da Silva Miranda
Produtor Executivo do Programa África
Nenhum comentário:
Postar um comentário